quarta-feira, 12 de maio de 2010

cinco linguagens do amor




Após trinta anos aconselhando casais e famílias, o antropólogo, Dr. Gary Chapmam, ficou convencido de que existem cinco linguagens básicas, pelas quais o amor é expresso e compreendido. Cada ser humano nasce com uma forma de identificar, dar e receber amor. A isso chamaremos "linguagem" e às diferentes formas de expressá-la de "dialetos". Tentar expressar amor em sua própria linguagem à alguém que possui outra é o mesmo que fazer uma declaração em hebraico pra alguém que só fala alemão! O primeiro passo é identificar qual a sua linguagem, e em seguida qual a do seu cônjuge. Com isso será possível tanto expressar amor de forma que a pessoa se sinta amada como também levar seu cônjuge à percepção de qual é a linguagem que faz com que você receba de forma efetiva sua expressão de amor.


As cinco linguagens são:
  • Palavras de Afirmação: são sentenças expressas em elogios como "a janta estava ótima", afirmações, (ex: acho que você faz isso muito bem), e incentivos como "vai dar tudo certo"; Uma maneira de expressar o amor é edificar os outros através do encorajamento verbal.


  • Qualidade de Tempo: é a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios, assistirem tv juntos, etc;


  • Presentes: o que menos importa é o valor financeiro. Pode ser: colher uma flor, comprar uma pizza, dar uma jóia; Dar presentes é a terceira maneira de dizer “Eu te amo”. Embora, freqüentemente seja um gesto simples, tem grande significado, pelo que representa. O ato de dar presentes de improviso (diferentes dos presentes dados em ocasiões especiais como aniversários ou festas) envia a mensagem “Estive pensando em você”.


  • Gestos de Serviços: aqui o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra. Dialetos: lavar a louça, consertar a fechadura, cozinhar, levar o lixo pra fora, etc; é outra maneira de comunicar o amor – através de ações de serviço. Isso significa fazer algo especial para outra pessoa que você sabe que vai apreciar. Fazer algo diferente fora do dia a dia.


  • Toque Físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Ex: beijos, abraços, cutucão com o cotovelo, por a mão no ombro, relações sexuais, etc;

O importanre é usar a linguagem correta constantemente e se aperfeiçoar em conhecer dia a dia todas as formas, ou, dialetos pelos quais sua expressão é entendida da forma mais efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário