quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ejaculação Precoce


Ejaculação Precoce é quando o homem ejacula antes do que ele e a pessoa, com quem se relaciona, gostariam; ou seja, quando ocorre há interrupção ou problema em uma das etapas do ciclo sexual ( desejo, excitação, orgasmo e resolução). Até hoje o que se observa é que os problemas de dificuldade em atingir uma ereção foram muito mais estudados do que os problemas de ejaculação. Estudos mostram que esse problema atinge de 5-40% dos homens sexualmente ativos. Os especialistas, no entanto, só consideram esse fato um problema quando ocorre em pelo menos 50% das relações sexuais e por, no minimo, seis meses. Segundo a sexóloga Jaqueline Brendler, o tempo de penetração não é o fator mais importante numa relação sexual, porem existe um concenso entre a classe médica de que ejacular antes de um minuto de penetração é sinal de problema. A média de tempo de uma penetração "satisfatória" é de 6 a 10 minutos.

É importante ressaltar que os distúrbios ejaculatórios podem ocorrer em qualquer fase da vida do homem. Embora sejam mais comuns na juventude, os já maduros podem apresentar o quadro como reação a problemas comuns da vida moderna como estresse, problemas de relacionamento com a parceira e depressão.

A ansiedade é a principal causa, ocorrendo em 99% dos casos; o que torna o problema psicológico e não organico. É dividida em Primaria e Secundaria. A primaria ocorre quando o paciente apresenta tal disfunção desde o inicio da vida sexual; e a secundaria é quando surge depois de já ter tido relações sexuais satisfatórias.

Deve-se esclarecer, que apesar de os homens estarem acostumados a ter a ejaculação e o orgasmo juntos, esses na verdade, são fenomenos diferentes.

O tratamento consiste em terapia, sendo a indicada a terapia cognitivo comportamental, e medicação, com os antidepressivos recaptadores de serotonina, que "controlam"a ansiedade do paciente.


Referências


  1. Standard Practice in Sexual Medicine – Hartmut Porst and Jacques Buvat – ISSM – Ejaculatory Disorders.

  2. Disfunção Sexual – Diagnóstico e Tratamento – Mario Paranhos e Miguel Srougi

  3. I Consenso Latinoamericano de Disfunção Erétil – Cap. 5 – Disfunção Erétil Psicogência e Transtornos da Ejaculação

  4. Reunião de Diretrizes Básicas em Disfunção Erétil e Sexualidade.

  5. Bancroft J. Human sexuality and its problems. Edinburgh: Churchill Livingstone, 198; pg 386

  6. http://www.tudosobreejaculacaoprecoce.com.br/

Um comentário: