quarta-feira, 4 de março de 2009

mente & saúde


Insônia e regras para evitá-la.

Define-se pelo excesso de vigília, incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono. A insônia não é considerada doença, mas conseqüência de algum problema ou enfermidade mais grave. A maioria dos casos de insônia está ligado a distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade. Existem as insônias: situacionais, que atingem pessoas que passam por dificuldades ocasionais, como seqüestro ou assalto; ou que sofrem de doenças psiquiátricas, como já foi dito, como depressão ou ansiedade. Também atormenta profissionais com atividades em turnos alternado, como guardas, enfermeiros e pilotos de avião que trabalham em vôos internacionais, pois não conseguem criar uma rotina para o sono.
A insônia é uma alteração da qualidade e da quantidade do sono que faz com que a pessoa durma menos, prejudicando, assim, as suas atividades diurnas. Existe um estimativa de que 25% dos adultos sofrem algum período de insônia ao longo de um ano e, dessas pessoas, 5% vivem o problema de forma crônica.
A insônia pode ocorrer de três formas e numa mesma noite: a que faz com que a pessoa tenha mais dificuldade para dormir, chamada inicial; a intermediária, responsável pelo sono constantemente interrompido: e a insônia terminal, aquela que provoca o despertar muito antes da hora.

O sono
O fato de uma pessoa dormir muito tempo - 14 ou 16 horas por dia - não quer dizer que ela tenha um sono de qualidade. Apesar de um indivíduo ter comportamento diferente de outro, há um certo padrão fisiológico de sono. Recém-nascidos dormem cerca de 20 horas por dia. Jovens e adultos se satisfazem com a média de oito horas diárias de sono. Já os idosos necessitam apenas de cinco ou seis horas para descansar.



Regras de higiene do sono




Bebidas
Bebidas alcoólicas, cafeínadas, como o café, chás preto e refrigerantes a base de cafeína, são estimulantes e assim, alteram o sono.

Refeições
Procure fazer refeições leves no jantar e não se alimente sob a cama.

Televisão
Evite colocar televisão no quarto e desligue-a pelo menos uma hora antes de se deitar. Evite também as atividades que não relaxam, como a leitura de livros de suspense.

Leite
Não é crendice popular; um copo de leite antes de dormir é bastante salutar para incentivar o sono. Além de fazer bem para a saúde, o leite evita que a pessoa durma de estômago vazio, o que atrapalha o sono. De preferência, morno.


Cigarro
O cigarro também deve ser esquecido durante a noite, pelo menos enquanto a pessoa estiver procurando dormir, atrapalha o restabelecimento do descanso.

Posição
Um conselho simples e eficaz: quando o insone acorda no meio da noite e não consegue recomeçar a dormir, deve tentar mudar de posição na cama. É uma forma de evitar a chamada ''posição da insônia'' - a postura habitual que o insone adota para tentar dormir.

Exercícios Físicos
Pratique exercícios físicos ao entardecer. Quatro horas depois da malhação, a temperatura do corpo começa a baixar e isso provoca preguiça e sono. Exercitar-se tarde da noite pode provocar insônia.


Sedativos
O uso do medicamento pode se tornar um vício e a insônia raramente é resolvida dessa forma. Apenas quando a insônia é situacional, o uso de medicamento é aconselhável. Sempre com acompanhamento médico.



Relógio do sono
O nosso 'relógio do sono', por exemplo, precisa ser programado. Se a pessoa quer dormir às 22 horas, é essencial que ela vá para cama sempre nesse mesmo horário. Quem dorme cada noite em um horário diferente não consegue criar uma disciplina, o que pode dificultar o início do sono.

Condições adequadas
Uma condição inadequada do ambiente de dormir , como temperatura, luminosidade e ruídos.



site recomendado: http://www.clinicadosono.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário